terça-feira, 27 de outubro de 2009

. O pé de Castanhola



E comum ouvirmos falar nesta arvore que fazia parte da nossa historia e jogarmos a culpa em Sandoval Cadengue. Mas niguém tentou impedir, ninguém intercedeu. E é mentira dizer que ele não teria ouvido porque ninguém falou com ele. Lembro muito bem que algumas pessoas reclamavam de que as raizes da Castanhola poderia danificar a sapata de suas casas, achavam que por ser ela uma arvore já antiga suas raizes eram imensas e não era verdade pois quando foi derrubada foi que todos viram que sua raiz era local. Todos nós fomos omissos, não adianta criticar, todos podiam ter feito alguma coisa. mas ninguem fez nada, inclusive eu. Eu sou culpada por omissão.

A Baixinha era de propriedade do SR. Dodô, pai do Mário Cesar e foi vendida a um conceituado médico de Garanhuns, o Dr. Paulo Duarte, que simplesmemte destruiu todo aquele cenário natural e lindo, arvores centenárias. Como esquecer aquelas jaqueiras, as mangueiras e olhe que não foi uma única arvore foram muitas destruídas, simplesmente porque ele não queria que ninguém entrasse em sua propriedade. E as pessoas de Brejão esqueceram não falam, Esse caso foi muito pior do que o Castanhola, ; gente o antigo dono nunca fez questão de dar uma jaca ou manga pra ninguém, é um costume acho que até fazer vista grossa.
Existem também direitos que as pessoas não conhecem e acham que não os tem, nenhum proprietário pode fechar uma estrada que foi aberta há mais de cem anos simplesmente porque a propriedade é dele, assim não existiria estradas, porque geralmente ela passa pela propriedade de alguém.

Dr. Paulo cometeu algo horrível, foi um erro, mas todo ser humano é passivo de erros. E toda população poderia ter evitado o ato com um simples telefonema, mas só denuciaram quando já não tinha mais jeito. Todos somos culpados! A castanheira, aquele cenario lindo das nossas arvores frutíferas da Baixinha fazem parte das nossas lembranças. Não adianta ficar remoendo isto. O importante é ter atitude.

Mas de tudo isto tem um ponto positivo, quando estávamos sem a praça, Brejão estava uma cidade morta. Hoje se vê algo bacana, pois à Praça vive cheia de jovens e adultos jogando conversa fora todas às noites como nunca se viu antes, e todas as pessoas que vem de outras cidades se encantam com a nossa linda Praça.

2 comentários:

  1. CONCORDO PLENAMENTE COM ESSE COMENTÁRIO TODOS NÓS PEECAMOS POR OMOSSÃO, COM RELAÇAO A PAULO ELE FOI MUITO IRRESPONSAÁVEL,INGRATO E EGOISTA COM NOSSO MEIO AMBIENTEE COM BREJÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Luís eu sempre tive uma admiração muito grande por Dr. Paulo, mas hoje eu não tenho nenhuma e lamento que pessoas assim se instalem em nosso município.

      Excluir