terça-feira, 4 de outubro de 2011

.Galeria dos Prefeitos de Brejão-PE




JOSERALDO BEZERRA RODRIGUES, filho do Sr. Manoel e D. Josefa Rodrigues foi criado em Santa Rita, estudou no Colégio João Cabral da Silva Filho, fez concurso para a policia militar, sendo aprovado exerceu a função de Polícial Militar. Alguns anos depois, foi cedido para fazer parte da segurança do então Prefeito Sandoval Cadengue de Santana. passou a ter um maior contato com a população e foi indicado para concorrer a eleição de Prefeito apoiado por Sandoval. É uma pessoa muito carismática e por sua simpatia conquistou a população. Foi eleito prefeito e governou por quatro anos de 2005 a 2008 e hoje dá sua contribuição para o Município como Secretário de Saúde.

Postado em 16/11/2011

                                                  LUÍS FERREIRA DE BARROS

Luís Ferreira de Barros, conhecido como Luís Fula, foi o primeiro Prefeito eleito através do voto popular, também fez parte da CERSOPE, era um homem muito educado e querido. Um grande representante da família Fula e articulador político. (preciso de mais dados)


                                              SANDOVAL CADENGUE DE SANTANA





Sandoval Cadengue de Santana, Prefeito do município de Brejão, filho do ex-prefeito Josa Cadengue e de D. Elizabeth. Seu pai foi o pontapé inicial para que ele fosse eleito em seu primeiro mandato, mas com o tempo ele foi consolidando o seu nome que se tornou muito forte no município e na região.  foi  eleito pela primeira vez em 1997 a 2000,    e continuou  sua tragétoria   de  vitórias e     sucesso   de    2001 a 2004, sendo eleito mais uma vez em 2009  com término de mandato agora em 2012.


Amigo pessoal do Governador Eduardo Campos, quando ele  ainda   nem sonhava      em ser candidato a Deputado. Uma amizade que vem desde os tempos de "Seu" Josa  e de   Miguel Arraes.    Quando jovem, Sandoval ajudava seu pai entregando leite, na extinta CILPE. Anos depois ele trabalhou como caixa em um Agência do extinto Bandepe, onde hoje funciona o Banco do Brasil,   nesta cidade. E conhecido em todo o agreste, e liderou a campanha do Governador nesta região. Amado    por muitos e  odiado por alguns,  tem uma  personalidade  forte e   irreverente  e é respeitado por isto .        E o povo em     diversos    momentos   lhe demostrou um amor muito grande."Eis o filho de Josa cadengue".



                                                  MIGUEL CARLOS CALADO TORRES




                                                 Miguel Carlos Calado Torres, filho de   Manoel Paes   Torres e  D. Maria,  morou sempre na Fazenda  Brasileira      durante quase   toda sua vida,   passou   alguns anos na  cidade de Garanhuns, mas nunca se afastou da sua terra natal  e todos  os dias   estava no sítio em Brejão.          


  Foi eleito prefeito  com o   apoio do ex-prefeito  Josa Cadengue    e   pela  vontade   e    aclamação     do povo  que  o  indicou,  seu  mandato  de  1993    até   1996. É  uma pessoa  muito  e  carismática, lembro    muito bem   da beleza das praças sempre floridas   e  bem    cuidadas que foi um marco em sua gestão .



 Ainda hoje é muito querido por possuir uma personalidade serena e tranquila. Sempre atencioso e continua até hoje uma pessoa muito querida por todos.

Quem não lembra da vila  da paz, um dos grandes feitos, do prefeito Miguel Paes.




                                                         ANDRÉ LUÍS PINTO CABRAL


                     André Luís Pinto Cabral - Ex-Prefeito,  filho de Joca Cabral e D. Gersina,  nasceu e se criou em Brejão e por ser um jovem muito simpático, se sobresaiu, entre   os filhos de Joca Cabral,   por isto indicado para ser o sucessor do pai, no que foi recebido muito bem pela população da época  foi o  eleito o prefeito mais jovem  do país com 23 anos, era muito carismático e querido. Lembro de um fato interessante  é  que ele tomava o café da manhã todos os dias com os garis na prefeitura. Mas todo o seu carisma não foi suficiente para continuar no poder.




                                                   JOÃO CABRAL DA SILVA FILHO



                     João Cabral da Silva filho (Joca Cabral),  um dos maiores políticos da história de Brejão. Ex-prefeito e pai de André Cabral, era uma pessoa muito carismática,   brincalhona e querido por todos de sua época. (preciso de mais dados)





                                   José Custódio das Neves






    Casou-se com D. Florípes  Santana, mais conhecida como D. Nhanhá, moraram na casa que era de Zé Pinto onde nasceram seus filhos Wilson, Pedro, Ivone, Sônia, Zezito e Ione, sendo Wilson o mais velho e depois na Rua cleto campelo, hoje Rua José Inácio dos  Santos.
 Começou sua vida negociado com café  e pouco tempo depois comprou a Fazenda São José por 100 contos de reis, onde nasceu seu filho caçula Roberto. Também comprou na cidade de Garanhuns um belo casarão por 30 contos de reis e à vista, que era um assombro na época e hoje  pertence a Prefeitura Municipal de Garanhuns , que fora vendido após a morte do seu primogênito, o Médico  Dr. Wilson Santana Neves especializado em perícia. 

     José Custódio das Neves foi um dos que  mais lutaram para emancipação poítica de Brejão foi Comissário de polícia e  Delegado nomeado durante  40(quarenta) anos  em Garanhuns e Brejão, também foi Prefeito Interino e aponhou José dias da Silva então anegociando café, casou-se com D. Florípes  Santana, mais conhecida como D. Nhanhá, moraram na casa que era de Zé Pinto onde nasceram seus filhos Wilson, Pedro, Ivone, Sônia, Zezito e Ione, sendo Wilson o mais velho e depois na Rua cleto campelo, hoje Rua José Inácio dos  Santos.

        José Custódio das Neves foi um dos que  mais lutaram para emancipação política de Brejão, foi Comissário de Polícia e  Delegado nomeado durante  40(quarenta) anos  em Garanhuns e Brejão, também foi Prefeito Interino e aponhou José dias da Silva então advérsário do seu cunhado Luís  Ferreira de  Barros (Luís Fula), que era casado com sua irmã D. Letícia. Foi um homem irreverente ao ponto de se opor em uma campanha contra o próprio cunhado.  Formou todos os filhos com exceção do Pedro que era irreverente, aventureiro e sonhador;  abandonou os estudos n 3º ano ginasial, mas fez aeroclub (curso de piloto cívil   e mecânica pesada, na época considerado a ovelha negra da família por fugir dos padrões exigidos da sociedade da época.
  Este grande homem foi muito importante para a nossa história pois era íntegro e cumpriu sua missão política no munícipio de Garanhuns  e teve grande responsabilidade na emancipação política do nosso Município, na cidade de Garanhus existe uma rua  que leva o seu nome como reconhecimento de todo  um trabalho de uma vida. A Sede da Prefeitura  de Brejão, honra este ilustre e saudoso morador com a denominação de PALÁCIO JOSÉ CUSTÓDIO DAS NEVES.
    Faceleu em 27 de abril de 1971, seus restos mortais estão enterrados nas ruínas da antiga capela da fazenda

Esta era a cama do casal e
até hoje está sendo usada pelo                                                      seu filho Pedro.                                     
Estes sofás ainda estão em perfeito estado de conservação,
ao lado da lareira.




Esta janela foi copiada por D. Nhanhá de uma revista americana, ela era uma mulher muito estilosa, nas paredes estão texturas e achei esta janela muito bem arquitetada.


Altar da antiga capela e local onde estão os restos mortais de José custódio das neves



. Luís Ferreira de Barros
. João Cabral da Silva Filho
. José Dias da Silva
. Manoel Barbosa Calado
. José Lopes Ferreira(Zé Gordo)
. André Luís Pinto Cabral
. José Cadengue de Lira
. Miguel Carlos calado Torres
. Sandoval Cadengue de Santana
. Joseraldo Rodrigues Bezerra
.                                                         .Sandoval cadengue de Santana

. Ronaldo Ferreira de Melo

15 comentários:

  1. Afinal, quem poderia responder, quem foi o primeiro prefeito desta cidade???

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. André Cabral : Fui o prefeito mais jovem da época sim e mim orgulho de dizer que não decepcionei o povo,nem tão pouco,a memória do meu pai.cumpri, apesar dos poucos recursos, com todas as promessas de campanha. Abandonei a política, não por ser covarde, e sim por motivos de força maior. Abraços a todos. André Cabral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Onde você anda agora, faz muito tempo que não escuto falar de você. Eu sou sobrinha de Eurides Felix.

      Excluir
    2. Queria conhecer mas essa história sou da família dos Cabral

      Excluir
    3. Você é muito especial André Cabral, deixou um legado maravilhoso, a Escola João Cabral de Santa Rita, foi um marco.

      Excluir
  4. Eu sou neta de Manoela Cabral irmão de Joca cabral

    ResponderExcluir
  5. Sou da família Cabra,queria saber mais sobre minha família sou filha de Valmir Cabral neta de Valdemir Cabral esposo de Vilma Cabral

    ResponderExcluir