quinta-feira, 13 de junho de 2013

Parabéns - www.movimentodown.org.br

                                                             Síndrome de Down

Todo mundo que nasce com síndrome de Down tem um cromossomo 21 extra, ( todo ou parte dele). Entretanto o efeito que este material genético extra provoca no desenvolvimento de um indivíduo varia bastante.
Não é possível prever o desenvolvimento futuro de um bebê com síndrome de Down somente a partir de seu diagnóstico. Algumas crianças têm alguns problemas adicionais de saúde e algumas têm problemas de saúde sérios como resultado da síndrome de Down. Todos os indivíduos com síndrome de Down mostram algum grau de deficiência de aprendizagem. Algumas crianças progridem dentro da faixa de baixo rendimento de crianças sem deficiência de escolas comuns, algumas crianças são mais lentas, com dificuldades que vão de moderadas a graves, e uma minoria tem dificuldades adicionais múltiplas que levam a progresso ainda mais lento. O desenvolvimento de indivíduos com síndrome de Down não atinge o “teto” ou “topo”na adolescência. Como todo mundo, eles continuam a aprender na vida adulta e a crescer como gente, se tiverem oportunidades que os levem a isso. O “teto” assim chamado e discutido no passado era quase certamente o resultado da falta de cuidados médicos e experiência educacional e social. Indivíduos com síndrome de Down têm personalidades diferentes, eles não são todos tranquilos, carinhosos e musicais, o estereótipo que você pode ter ouvido falar, que provavelmente refletiu no empobrecimento de vidas no passado e nos comportamentos que foram motivados. Alguns indivíduos com síndrome de Down são confiáveis, extrovertidos e gostam de vida social agitada, alguns são afiados em esportes e excelentes em natação, ginástica, esqui aquático ou equitação, outros são mais quietos ou mesmo tímidos e preferem passatempos com alguns amigos íntimos. Cada criança ou indivíduo com síndrome de Down precisa ser considerado como um indivíduo e suas necessidades determinadas como um indivíduo, levando-se em consideração os possíveis efeitos da síndrome de Down no desenvolvimento, mas não deduzindo-se que a síndrome de Down sozinha determinará o desenvolvimento.
- See more at: http://www.movimentodown.org.br/2013/01/vivendo-com-sindrome-de-down/#sthash.ljYy9vnB.dpuf


É impressionante como a sociedade e a falta de informação nos leva a a caminhos tão distorcidos. Lembro muito bem que há muitos anos trás as pessoas os tratavam como Mongoloídes e os discriminavam de uma forma vil e covarde, inclusive faziam até chacotas, claro que ainda existem algumas pessoas que continuam não respeitando ninguém, mas os conceitos graças a  á Deus mudaram muito e começamos a ver estes nossos irmaozinhos com outra ótica. Eles me surpreendem  o tempo todo e são guerreiros, verdadeiros batalhadores que todos os dias vencem uma batalha contra o preconceito, a discriminação e os seus próprios anseios e medos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário