quarta-feira, 30 de maio de 2012



            Nove Dicas de como chegar saudável  na  Velhice

Prevenção é a palavra-chave para quem quer manter a saúde em todas as fases da vida

A maturidade pode ser uma ótima fase na vida. Agora é hora de relaxar, curtir a família e os amigos, descansar, ser feliz! Mas para aproveitar estes bons momentos, ter saúde é fundamental. Siga as dicas e descubra como envelhecer com saúde é possível.

1- Pratique atividade física 
Esta é a recomendação número um da Organização Mundial de Saúde para prevenir os males ligados à terceira idade. Quem pratica exercícios tem mais disposição e evita a obesidade. Além disso, a prática de atividade física ajuda na prevenção de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, osteoporose e colesterol alto. Por isso, nada de passar horas em casa sentada em frente da TV. Deixe a preguiça de lado e reúna uma turma de amigas para fazer caminhadas ou ir para a academia!

2- Alimente-se bem, mas sem exageros
Não exagerar no tamanho do prato pode garantir uma velhice mais tranquila. Mas não é preciso deixar de lado aquela feijoada divina ou aquela boa macarronada de domingo. É só montar seu prato com moderação. E lembre-se de consumir no mínimo dois litros de água por dia, para manter seu corpo bem hidratado. 

3- Consuma alimentos saudáveis
Grãos integrais, frutas, legumes e verduras devem fazer parte do seu cardápio. E consuma  leite e derivados, ricos em cálcio e vitamina D, para evitar a osteoporose. Outros nutrientes que devem fazer parte do seu prato: proteínas, para preservar o sistema imunológico e os músculos, fibras, para o bom funcionamento do intestino, e a ingestão das gorduras boas, que ajudam na prevenção de doenças do coração. 

4- Tome muita água
O consumo de, no mínimo, oito copos de água por dia, traz diversos benefícios para o organismo. Melhora a digestão, reduz o inchaço, protege de infecções e melhora a absorção dos nutrientes. Assim, seu corpo funciona direitinho e você chega à maturidade com mais saúde. 

5- Exercite o cérebro

Leia, assista a um filme, jogue baralho com as amigas, faça palavras cruzadas, aprenda uma nova língua. O importante é praticar atividades que estimulem o raciocínio, para fortalecer o cérebro além de prevenir a perda de memória.

6- Cultive as amizades
A convivência social saudável é um excelente antídoto contra a solidão e a depressão. Por isso, invista nas suas amizades: combine uma sessão de cinema, um jantar em um restaurante gostoso. Bata papo, dê risadas, relaxe. Momentos prazerosos fazem um bem danado para a saúde do corpo e da mente.

7- Seja otimista


                      TPM sob controle


Quando a mulher está naqueles dias, parece não haver solução! Mas é possível aliviar os desconfortos físicos e emocionais com alguns ajustes na dieta. Veja o que é bom para o seu caso, dependendo do sintoma que costuma ter:
 

- Irritação: consuma alimentos que são fontes de vitaminas B6 (atum, soja, feijão), que equilibram o humor.
- Ansiedade: tome chás calmantes, como camomila e maracujá, e evite bebidas com cafeína.
 
- Compulsão por doces: procure fazer lanchinhos combinando frutas secas e castanhas. As oleaginosas desaceleram a absorção do açúcar das frutas e, por isso, reduzem o desespero por doces.
 
- Raciocínio lento: invista em alimentos fontes de ômega 3 (sardinha, salmão e linhaça, por exemplo). Eles melhoram as funções cerebrais.
 
- Retenção de líquidos: diminua o consumo de sal e coma frutas e legumes diuréticos, como melancia, melão, abacaxi, agrião, salsinha e pepino.
 
- Intestino preguiçoso: consuma alimentos ricos em fibras, como verduras, frutas (principalmente mamão e ameixa seca), aveia e semente de linhaça. Beba muita água, no mínimo dois litros por dia.



 Como ter uma boa noite de sono

Quem sofre com esse problema sabe o quanto é difícil passar a noite em claro, virando de um lado para o outro na cama. Veja como, com pequenas mudanças de hábitos, você pode dormir como um anjo!

- Tenha um horário regular para dormir e para despertar. Esse hábito saudável condiciona o organismo a funcionar feito um relógio. 
- Fuja das refeições pesadas, pois o organismo pode interpretar o aporte calórico maior como um convite para a realização de atividades.
- Depois do jantar, dedique-se a atividades relaxantes, ouça uma música suave e reduza a quantidade de luz na casa. 
- Evite fazer exercícios à noite. Isso causa uma descarga forte de adrenalina. O corpo e a mente não relaxam. 
- Beba um copo de leite morno, que relaxa e induz ao sono. Chás de camomila, passiflora, melissa ou capim-limão têm o mesmo efeito. 
- Deixe o quarto confortável para o sono: escuro, com temperatura agradável. Evite ligar a TV e outros aparelhos eletrônicos. 
- É uma fria tomar bebidas alcoólicas antes de deitar. O sono pode até vir rápido, mas será fragmentado e você acordará cansada. 
- Reduza o consumo de cafeína quatro horas antes de dormir. 
- Deixe um copo de água no criado-mudo. Assim, você não precisará se levantar caso sinta sede durante a noite.
- Vá para a cama apenas na hora de dormir. 
- Se estiver difícil pegar no sono, saia da cama e procure fazer outra coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário